terça-feira, 22 de maio de 2012

Resenha: Fortaleza Digital (Dan Brown)

Sinopse: Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo. Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.

ISBN: 9788599296202
Ano: 2005
Editora: Sextante
Número de Páginas: 320

Fortaleza Digital é o primeiro livro de um dos escritores de ficção científica mais conhecidos no mundo, Dan Brown. O único livro que já tinha lido do autor foi Ponto de Impacto, que gostei muito mas não tem resenha aqui pois não possuía blog na época. Há muitos anos, quando tinha por volta de 13 anos, peguei esse livro na biblioteca do colégio em que estudava, mas só li no máximo as primeiras 50 páginas. Sempre fiquei curiosa pra ler o restante, pois lembro-me de que o assunto me chamou muito a atenção.

E foi com a expectativa de que fosse um livro extremamente bom e empolgante que comecei a leitura. Lendo as páginas que já havia lido anos antes, me lembrei porque o enredo me atraiu tanto: uma agência secreta com o objetivo de decifrar códigos de mensagens de toda a parte do mundo, afim de previnir ataques e atentados terroristas nos Estados Unidos. DEMAIS! Segundo a teoria do livro, as pessoas mais inteligentes do mundo trabalhavam na NSA (Agência de Segurança Nacional). Uma delas é Susan Fletcher, criptógrafa e noiva de David Becker, professor de uma universidade.

Em um sábado de manhã, dia de folga para todos os empregados da NSA, Susan é chamada para ir ao trabalho. Parece que o super computador da agência, o TRANSLTR, encontrou um código impossível de ser quebrado. O mistério se desenvolve a partir daí e as coisas mais estranhas começam a acontecer. Seu noivo, David acaba sendo envolvido nessa confusão, que pode acabar tomando proporções gigantescas e ameaçar a segurança do país.

Apesar de ter um enredo promissor, achei o texto cansativo. Até a metade, senti que nada de realmente importante acontecia, era bem monótono. E o final me decepcionou muitíssimo! Qualquer um com conhecimentos básicos acharia a resposta rapidamente, e achei difícil de acreditar que as mentes mais brilhantes do mundo estavam tendo tanta dificuldade de ver algo tão óbvio. Teve partes muito legais sim, mas não tantas para fazer deste, um livro imperdível. É um livro bom, mas esperava mais por ser de um autor tão consagrado.
______________________________________________

3 comentários:

  1. para mim, um dos melhores livros de Dam Brwon. ganhando até mesmo o seu maior best seler o Codigo da Vinci.

    ResponderExcluir
  2. Sou seu mais novo membro. caso queira me seguir também? meu blog é : http://www.leitoresemfoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Ela é muito importante pra mim! Obrigada :)